Quando uma pessoa se torna filha de Deus, ela não somente passa a ser herdeira das bênçãos de Deus como também dos inimigos de Deus. O mais ferrenho inimigo de Deus é Satanás, cujo objetivo é destruir todo o trabalho divino (Jo 8.44), mas Jesus veio para “destruir o trabalho do diabo” (1Jo 4.4).
Satanás é um anjo caído (Is 14.12-15) e, como tal, é somente um ser criado. Ele, de modo nenhum, é igual a Deus, o Criador. Embora Satanás seja superior ao homem em inteligência e força, não é de maneira nenhuma igual a Deus. Os crentes têm o poder de Cristo ressuscitado dentro de si, o que os protege (1Jo 4.4).
Adicionalmente foi dada aos cristãos toda a armadura de Deus para “ficar mais firmes contra as ciladas do diabo” (Ef 6.11). Cada peça da armadura deve ser usada para ajudar os crentes a enfrentar as tentações e as ciladas do Maligno.
“Cingindo-vos com a verdade” (v. 14): a cintura ou abdômen era geralmente vista como a área das emoções. Ao proteger essa área com a verdade admite-se que as emoções creiam na verdade. Muitas vezes, a pessoa acredita em uma mentira por medo ou auto piedade. O cristão deve ter compromisso com a verdade independente das repercussões (Jo 8.32,36).
“Vestindo-vos da couraça da justiça” (Ef 6.14): o peito é geralmente visto como o lugar onde se encontra a alma. O coração deve ser mantido limpo e justo, pois o pecado sempre dá uma chance para o Inimigo. Confissão e perdão baseados no sangue de Cristo limpam o coração (1Jo 1.9).
“Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz” (Ef 6.15): sapatos adequados permitem aos pés irem de um lugar para o outro. O crente está a serviço do Senhor, que é levar aos outros o evangelho da paz e da reconciliação. A clara visão dessa missão mantém o crente orientado para a direção correta (Mt 28.19-20).
“Embraçando sempre o escudo da paz” (Ef 6.16): Satanás é o “acusador de nossos irmãos” (Ap 12.10) e quer lançar seus dardos inflamados para provocar dúvida, medo e culpa. A fé é uma armadura invisível que rebate essas falsas acusações (Hb 11.6).
“Tomai também o capacete da salvação” (Ef 6.17): um capacete protege a cabeça, o cérebro e os pensamentos. A certeza da salvação é uma enorme defesa contra a dúvida, a insegurança e outras obras do Inimigo (1Jo 5.11-13).
“Tomai...a espada do Espírito” (Ef 6.17): a Palavra de Deus é a única arma nessa luta usada por Jesus contra Satanás (Lc 4.1-13). A palavra viva é poderosa e efetiva (Hb 4.12; 2Tm 3.16-17).
“Orando todo tempo no Espírito” (Ef 6.18): a oração abre os canais entre nós e Deus. No meio da batalha, nós, como crentes, devemos manter constante comunicação com nosso Líder para direcionamento e encorajamento. Nossas orações, uns pelos outros, são importantes e eficientes (Tg 5.16).
Fonte: A Bíblia da Mulher – Leitura, Devocional e Estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário