sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Imagem invertida

“Então Jesus disse: - Os reis deste mundo tem poder sobre o povo, e os governadores são chamados 'amigos do povo'. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, o mais importante deve ser como o menos importante; e o que manda deve ser como o que é mandado. Quem é o mais importante? É o que está sentado à mesa para comer ou é o que está servindo? Claro que é o que está sentado à mesa. Mas entre vocês eu sou como aquele que serve”

(Mt 22:25-27)

Há uma frase que diz: “Existem dois grupos de pessoas: o 1º grupo são os que fazem e o 2º que levam o crédito. Prefira sempre estar no 1º grupo, porque no 2º existe muita concorrência”.

Talvez ela consiga discernir a situação da nossa política, não só a nível estadual, mas principalmente nacional. É quase inexplicável como conseguimos chegar a um ponto tão pertubador. Pense comigo e concorde se for sincero: a política partidária nasceu com o objetivo de reunir pessoas competentes dentro da sociedade que sejam capazes de servir de forma honesta e sábia. Pessoas como eu e você, amigo leitor não político. Sem dúvidas, sim, espero sua concordância.

Pois é, talvez você entenda onde quero chegar com o versículo bíblico acima. Estamos sendo enganados por nossos próprios sentimentos e pela mídia, que tanto nos arrasta para seus falsos padrões. Ao longo do tempo, desenvolveu-se a ideia da fama, de como são fortes aqueles que aparecem na mídia, seja na televisão ou no rádio. A maquiagem deixa o rosto perfeito, a oratória parece real, a retórica parece até verdadeira e a beleza parece até existir... Engano! Por trás de perfeição existem pessoas que amam, que odeiam, que pensam mal, que fazem o bem, que aceitam o mal, enfim, pessoas que são normais, apesar de serem, muitas vezes, e quase todos, amorais e inescrupulosos.

Mas antes de continuar, lembremo-nos de como deveriam ser nossos queridos governantes: pelos princípios apontados por Jesus, os líderes deveriam iniciar o processo de ensino sobre serviço, mas não colocando trabalhadores nas ruas e sobre eles encarregados sem noção, que muitas vezes refletem apenas a arrogância e sofisticação de seus patrões. O princípio da autoridade deve vir por influência, nunca por imposição e pressão, com ameaças e estruturando o caminho com sangue. O líder de um povo deve ser povo como qualquer um. Ele deve andar com o povo e no meio dele. Sua função é sentir o sentimento de quem o constituiu líder para melhorar sua vida. O dinheiro não deveria ser o sonho da população, mas a realidade de uma comunidade que vê junto o que precisa.

Agora repense comigo... Como podemos aceitar que alguém nos ofereça uma migalha para que votemos nele? Primeiro, o dever dele é me assistir em todo tempo, na hora que eu me sentir mal e precisar de um remédio já existir uma farmácia, com investimentos públicos, que haja saneamento básico, segurança e principalmente um investimento sem precedentes na educação, tudo para me atender. Por que eu me contentaria com R$ 200,00 se meu direito é ter uma cidade organizada? Realmente sinto que estão nos enganando... Como posso me conformar com imagens perfeitas se vejo minha comunidade sem nenhuma condição básica de vida? O deputado tem seu “santinho” circulando com uma foto maravilhosa produzida num moderno aparelho eletrônico e as crianças da minha cidade nunca pegaram num computador. O senador paga caro por jingles bem produzidos enquanto um grupo de músicos de minha cidade se humilha, pedindo, por favor, um instrumento que valerá seu voto... Que vergonha! Como é bom enganar, né? Seus porcos sujos, saibam que o juízo de Deus você não pode comprar, prepare-se, meu redentor virá, e a Ele você não pode comprar nem tapar seus olhos... Prepare-se! Com Ele não tem como se tornar aliado num curto prazo, nem num grande prazo, exceto com o coração transformado. Com Ele não tem como colocar uma máscara para tirar uma foto para a campanha, o tapinha nas costas não diz nada! Sua podridão já chegou às narinas do Todo-Poderoso. Prepare-se, nojento!

O poder é nosso... Ele vale sempre de quatro em quatro anos, domingo, dia 3 de outubro é mais um de tantos que já se foram e que virão... Use seu poder com autoridade, não com covardia. Faça parte do 1º grupo, daqueles que fazem... Vale a pena!


Amilton Joaquim (JOCUM-AL)

Nenhum comentário: